Festa de 15 anos? Tradição é tudo.

29.11.2018

A tradição de celebrar os 15 anos, com direito a festa, vestidos, valsa e toda pompa e circunstância surgiu na Europa e se disseminou pelo mundo, inclusive no Brasil. É claro que muitas coisas mudaram com o passar dos anos nessa tradição, mas há outras que se mantêm firme e forte.

Nesse post, nós vamos elencar 4 cerimônias que não saíram de moda e continuam em alta nos bailes de debutante. Acompanhe e arrase na sua festa.

As principais tradições dos bailes de debutantes

1 – A valsa
A valsa é um ritual das festas de 15 anos que vem emocionando gerações, e, por isso, ainda hoje, permanece como um dos momentos mais esperados dos bailes de debutante. A dança inicia com o pai da aniversariante que, logo após, a presenteia com uma joia, normalmente.

Hoje em dia, a hora da valsa é, na verdade, a abertura da pista de dança, o momento mais esperado dos convidados. A aniversariante também pode preparar uma dança à parte, com os hits do momento, tanto com as amigas quanto sozinha.

2 – A entrada dos 15 casais
Outra tradição mantida nas festas de 15 anos é a participação dos amigos na entrada da aniversariante. Geralmente, são 15 meninas que também podem ser acompanhadas por 15 garotos, que entram antes da debutante, formando um corredor.

Essa cerimônia pode ser bastante criativa e seguir a temática da festa. Pode parecer uma prática recente, mas a entrada dos 15 casais também é bastante tradicional.

3 – A troca do sapato
Essa tradição parece ter saído dos contos de fadas, mas também faz parte do ritual colocar o salto nos pés da debutante, simbolizando a passagem da infância para a juventude.

Hoje em dia, a maioria das meninas já usou salto antes dos 15, mas a cerimônia é simbólica e fica bem bonita. Na hora de ir para a pista de dança, claro, vale colocar um calçado mais confortável.

4 – Passagem ou troca da boneca
A troca da boneca é outro ritual que simboliza a passagem para a juventude da debutante. Nem todas ainda usam, mas ela consiste em trocar sua boneca por um buquê de rosas, por exemplo. É a representação da infância que fica para trás e o início da vida adulta — assim como no caso da troca dos sapatos.

Algumas debutantes vestem a boneca com o mesmo modelo de vestido delas. A troca é realizada antes da valsa e, normalmente, uma menina mais nova, entre os 5 a 7 anos, é quem caminha em direção à debutante e faz a troca da boneca pelas flores.

E o vestido?

Como vimos, ainda são muitos os rituais mantidos nas festas de 15 anos e, claro, há outros novos, que surgiram com as atuais gerações. Mas uma coisa que nunca vai sair de moda é o vestido de debutante, aliás, em muitos casos, os vestidos. Pois muitas debutantes fazem até 3 trocas na festa.

E é claro que toda aniversariante quer estar arrasando nesse momento, com um vestido exclusivo, que revele a sua personalidade. A Wanda Brasil é um atelier de alta costura, que produz vestidos de noiva e debutantevestidos longos e de festa sob medida, com equipe especializada e assessoria completa para deixar você ainda mais deslumbrante neste dia.

Entre em contato através do telefone (37) 3221 2680 (em Divinópolis/MG) e (13) 3302 1026 (em Santos/SP), WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e arrase, mantendo ou não a tradição na sua festa de 15 anos!

________________________________________________________________________________

A Wanda Brasil desenha, produz e customiza vestidos de noivas, festas e debutantes. Desde 1987, misturando cores tecidos e pedrarias em um design exclusivo e personalizado. Conheça nosso espaço e tome uma campagne com a gente! Estamos localizados em Divinópolis/MG e Santos/SP.

Voltar